Pular para o conteúdo principal

08 de Março...Dia Internacional da Mulher

Muitas têm sido as lutas das mulheres ao longo dos anos, incansáveis na busca por justiça e dignidade, por melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. Muitas também têm sido suas vitórias e conquistas pelo tempo afora. E pelo mundo. Não foi fácil, nenhuma luta o é, mas a força e coragem dessas mulheres, a persistência em atingir seus propósitos, fez com que hoje todas pudessem usufruir de direitos que em épocas antigas pareciam distantes e impossíveis de alcançar. O direito de frequentar uma escola ou praticar esportes, por exemplo, pode parecer estranho, mas por muito tempo eram coisas permitidas apenas aos homens. O direito de votar e ser votada, então? Demorou muito para que isso acontecesse! Aqui no Brasil mesmo, só a partir de 1932 a mulher conquistou o direito de ir às urnas e escolher um candidato. Precisou de muita luta, e mulheres deram a vida para a garantia desse direito. A oficialização do dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher foi o reconhecimento oficial dessas lutas e conquistas, e continua sendo um dia de luta e embate. Porque apesar das conquistas, ainda há muita coisa a ser modificada na história da mulher, muito ainda precisa ser feito em prol do seu verdadeiro papel na sociedade. Mesmo com todos os avanços, em muitos locais ainda há mulheres que sofrem discriminação e preconceito, humilhação com salários baixos, violência masculina, jornada de trabalho extenuante e desvantagens na carreira profissional. No Brasil atualmente existem mais mulheres do que homens, e em quase 30% dos lares já é da mulher a responsabilidade maior; também nas empresas, grande parte dos cargos de chefia é ocupada por mulheres. O exemplo maior? A senhora Dilma Roussef, presidenta do nosso país, um cargo ao qual ela sequer teria podido se candidatar, não fossem as mulheres guerreiras e suas lutas do passado, das quais ela também fez parte, como mulher revolucionária que sempre foi. Mulheres guerreiras estão em toda parte, mulheres de fibra que, apesar de aparentemente frágeis, são verdadeiras fortalezas que têm nas mãos o poder de toda transformação. Generosas por natureza, sempre dispostas a acolher e perdoar... Assim é a mulher: um ser cujo gênero vai além do simplesmente feminino. Um ser que ama e que luta, sem medir esforços. Parabéns a todas as mulheres!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudar... mudar para alcançar Acreditando sempre ser capaz! Lutar... lutar para alcançar Questionando e obtendo resultados!(Artigo DZ9)

Strange Fruit
( Poema de Lewis Allan, pseudônimo de Abel Meeropol, publicado em 1936.)

Southern trees bear strange fruit,
Blood on the leaves and blood at the root,
Black body swinging in the Southern breeze,
Strange fruit hanging from the poplar trees.

Pastoral scene of the gallant South,
The bulging eyes and the twisted mouth,
Scent of magnolia sweet and fresh,
Then the sudden smell of burning flesh!

Here is fruit for the crows to pluck,
For the rain to gather, for the wind to suck,
For the sun to rot, for the trees to drop,
Here is a strange and bitter crop.


FILME: O CÉREBRO DE HUGO ­­­­ Ficha Técnica
Título Original: Le Cerveau d’Hugo Ano de Produção: 2012 País de Origem: França Gênero: Documentário/Drama/Ficção Roteiro e Direção: Sophie Révil Elenco: Thomas Coumans (Hugo),  Arly Jover (Elisa)
* Glosvalda Correia
O objetivo deste trabalho é apresentar as principais particularidades do AUTISMO desenvolvidas no filme “O Cérebro de Hugo”. Trata-se de um filme no formato de documentário, que explora os estudos realizados no mundo sobre o assunto, e inclui depoimentos de autistas, aspies (Asperger) e familiares. Dentro do documentário desenvolve-se a história de um personagem fictício (baseado em fatos reais), Hugo, um menino que, logo ao nascer, os pais percebem que ele é diferente: tem dificuldades para interagir com seus pais, chorava sem parar, e possuía comportamentos estranhos, como por exemplo tirar todos os livros da estante e jogá-los no chão da sala. O Autismo Asperger é uma condição psicológica de espectro do autismo caracterizada …