sábado, 23 de maio de 2009

Um filme pra chorar...



Eu sempre digo e todos estranham, mas é a mais pura verdade: pra mim, filme perfeito é o que me faz rir e chorar; isso mesmo, rir E chorar(não necessariamente nessa ordem). Se um filme tiver que me emocionar ou me assustar ele precisa fazer isso de um modo que me arranque lágrimas e riso(mesmo que eu acabe rindo de mim mesma por estar chorando), da mesma forma a comédia, ela precisa me fazer rir até chorar...não sendo assim, pode apostar que, pra mim, ele não é bom o bastante. Quem me conhece sabe que não sou muito fã de comédia, e esse deve ser o motivo, poucas me fazem chorar de tanto rir. Todo esse preâmbulo aqui só pra falar sobre o filme Prayers for Bobby, que eu acabei de assistir. Um filme maravilhoso, que traz a impecável Sigourney Weaver interpretando a mãe de um jovem homossexual que se suicida aos 20 anos, por não conseguir lidar com o fato de ser gay em uma família que não o aceita. A história é baseada em fatos reais, se passa no meio dos anos 70, e reacende a velha discussão do homosexualismo em duas tolas vertentes: é pecado, por isso combatido veementemente pelas igrejas, e é doença, onde a cura só depende da força de vontade do "portador". Crenças ridiculamente preconceituosas, absurdas, e que têm origem exclusivamente na ignorância popular, considerando-se que uma pessoa não escolhe ser gay,ou hétero, assim como não escolhe ser branco, ou moreno. Quase 40 anos depois, pode-se dizer que muitos adolescentes ainda se encontram na mesma situação que o jovem Bobby(Ryan Kelley), assustados dinte da própria sexualidade, e acuados pela incompreensão dos que o amam. Orações para Bobby, título em português, é também, e principalmente, uma história de amor materno; pode-se dizer que foi o amor de Mary(Sigouney Weaver) por seu filho Bobby que impediu que tudo terminasse com a morte dele, pelo contrário, a perda do filho representou para ela um doloroso ponto de partida, de recomeço, e de construção de uma nova forma de ver e viver em um mundo cheio de preconceito e medo de enfrentar o desconhecido. Que sempre assusta, daí a pressa em afastá-lo.

4 comentários:

  1. Acabei de ver esse filme.... tô chorando até agora! Te amo mãe e tb quero que você chegue logo pra dar o beijo que você disse no orkut!

    ResponderExcluir
  2. esqueceu de mim... e edo blog tb, é????
    afffffffffffffff

    ResponderExcluir
  3. vai atualizar esse blog nunca mais???
    saudades de te ler mãe!!!!
    atualiza ae...
    ahhhhh postei o texto de Drumond que esta em seu perfil do orkut, muito lindo mesmo ele... adorei... tudo a ver com meu momento.
    Preciso te ler minha mãe, assim compartilhamos mais que momentos, partilhamos o que temos de mais nosso, os pensamentos.
    te amo minha mãe!!!!

    ResponderExcluir
  4. owwwwwww mãe, vc não é proibida de falar de mim não, só tenha cuidado, rsrsrsrsrsrsrsr brncadeirinha. escreva o que quiser e quanto as preocupações, não deixe que elas lhe tirem o sorriso do rosto e nem que atrapalhe seus escritos, faça o que for possível fazer e o resto a gente da um jeito, né??? Ou... empurra mais um bocadinho com a barriga. Tô doida que você chegue, quero conversar com você...tomei uma decisão e quero sua opinião. Beijo mãezote e se cuida... fica bem... amanhã eu entro no msn. Tô tão rouca, tive até febre mãe... mas ficarei, como sempre. beijo grande

    ResponderExcluir

Strange Fruit ( Poema de  Lewis Allan, pseudônimo de  Abel Meeropol, publicado em 1936. ) Southern trees bear strange fruit, Blood on th...